Núcleo de User Experience

NUX na Abril Digital – Núcleo de User Experience

Posted on: junho 24, 2009

nux

Em meio a tantas mudanças, a Abril Digital ganha uma área que até então não existia: o Núcleo de pesquisa focado em User Experience (UX) e Arquitetura de Informação (AI).

Provavelmente você já escutou que um sistema precisa ser enxuto, objetivo e claro o suficiente para ser bem utilizado. Afinal, o tempo que se perde pensando ou fazendo uma ação errada é muito frustrante. Chega a dar vontade de falar aquela frase que brasileiro adora dizer – é tudo culpa do sistema – e no pior dos casos, ainda acredita-se que seja falha do usuário.

Tudo isso porque, quando pensamos em uma interface, em muitos projetos, a preocupação com o usuário final só se torna explícita antes da ação de lançamento. Principalmente quando temos um prazo e metas agressivas, tudo que envolve pesquisa qualitativa demonstra um outro lado da realidade. Porém, existem métodos não muito custosos que podem ser agregados a práticas de desenvolvimento ou de produto. Investigar necessidades e manter um estudo prévio centrado no usuário pode evitar retrabalhos e melhorar a produtividade do time.

Um profissional de UX inserido em seu projeto significa o amortecimento das barreiras criadas entre projetistas  e a aplicação de uma interface usável, útil e que proporcione uma experiência significativa. Baseado livremente no processo de design centrado no usuario do C.E.S.A.R. pretendemos manter um fluxo de trabalho interativo através das fases de pesquisa, ideação, prototipação e avaliação.

ciclo

Desde a sua formação, em maio, o NUX já começa a dar os primeiros passos. Contamos com 3 pessoas e as atividades diárias são atualmente baseadas em demandas e prioridades, as quais complementamos de acordo com a necessidade de cada projeto e o tempo que temos para executar as melhores práticas na área.

O compromisso do núcleo é a entrega de uma interação de qualidade antes do Product Backlog. Para garantir isso, o grupo participa e atua em definição de requisitos, sketches, storyboards, paper prototype e testes com usuários.

A área entende a estratégia de cada produto junto com os PO’s e avalia as necessidades frente a seu público alvo, através de interações contínuas e acompanhamento em todas as fases de vida de um projeto.

Como esse assunto rende bastante, fica apenas um gostinho inicial. Para quem tem interesse na área, pretendemos manter este blog e atualizá-lo semanalmente. No próximo post, iremos abordar o estudo de personas e aguardamos a sua visita. Contamos com você, leitor, para que siga o propósito de design centrado no usuário em seu projeto e o NUX possa sempre ajudar em seus estudos.

6 Respostas to "NUX na Abril Digital – Núcleo de User Experience"

Muito bacana a notícia, e a iniciativa do blog também!

Já assinei o feed =]

Um abraço a todos,

Bacana a iniciativa!
Boa sorte e sucesso com os projetos!

Gostei de ler sobre o NUX na Abril Digital. Qual seria o email para eu encaminhar um currículo para a equipe?
Abçs,

Que lindo heim!

Estou tentando implementar a metodologia e processos de AI e UX na empresa que trabalho, mas está bem dificil, pois é uma multinacional e eu sou um pobre mortal Analista Funcional..rs..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NUX no Flickr

Participantes EBAI 2009

Carol e Guilhermo

Maria Ercília

EBAI 2009

EBAI 2009

EBAI 2009

Mais fotos

Twitter: Siga-nux

%d blogueiros gostam disto: