Núcleo de User Experience

Qual melhor ferramenta? Axure, Visio, Omnigraffle, Papel…

Posted on: julho 8, 2009

Já nos perguntaram várias vezes:

– Hey, qual programa vocês usam para criar fluxos, diagramas, wireframes, sitemaps e protótipos navegavéis?!?

A melhor resposta a esta pergunta é:

– Use o que melhor lhe servir, o que for mais prático e mais confortável a você.

Interface do Axure

Interface do Axure

Alguns dirão que hoje o Axure é a melhor ferramenta para o arquiteto uptodate (uau) que com ele é possível criar wireframes de alta fidelidade e/ou protótipos funcionais… perfeito.

Outros dirão que o Omnigraffle é a opção para usuários Apple e que o software é super-mega-ultra fácil de trabalhar, que possui uma biblioteca imensa de stencils a baixar no graffletopia.com e bla, bla, blá…

Puristas são do time do papel e lápis, dizem que é a forma mais prática e barata, afinal você não precisa comprar licença de uso de nenhum dos programas citados acima.

Independente da opção que escolher existirão prós e contras. O Axure é bem completo, mas a curva de aprendizado é maior, você precisa de um tempo dedicado até aprender a usá-lo completamente (natural em todo software novo) só que ele ainda não disponibiliza uma biblioteca vasta como a do Omnigraffle. Este por sua vez só roda em Mac OS e não possui a funcionalidade nativa de criar protótipos navegáveis.

E o papel? Bom, como você irá compartilhar o seu wireframe em papel? Tirando uma foto, claro (ah, espertão!)… Só que essa não é a melhor solução, se você quiser indexar o conteúdo do arquivo a fim de compartilhá-lo como documentação entre a equipe de desenvolvedores, como fazer? Você precisa de alguma forma digitalizá-lo, se surgir a demanda da equipe.

Yahoo! Stencil kit

Além dos principais programas, tem gente usando Power Point, Illustrator e até o Photoshop, acreditem.

Não importa o que você usa, o importante é colocar as idéias em algum lugar, organizá-las e discutí-las com a equipe do projeto envolvido. Comece no papel, se o projeto for complexo, ou necessitar de muitas alterações, digitalizá-lo é uma boa idéia pois lhe poupará tempo.

Sabe aquela história de: o que for melhor para o usuário é o que deve ser adotado? Então… e chega de “o meu é melhor que o seu”.

Comentem aí, queremos ouvir a opinião de vocês!

Links bacanas para os arquitetos de primeira viagem:

5 Respostas to "Qual melhor ferramenta? Axure, Visio, Omnigraffle, Papel…"

Em termos de prototipação, Axure dá uma lavada. Quando estava aprendendo AI usava mesmo Power Point assim como dito no post. Hoje vejo o quanto aquilo era precário, hehehe!

abç

Estou gostando muito do Axure.

Porém, fico com o velho Visio, devido ao meu local de trabalho não possuir a licença para o mesmo. Me atende no que preciso de forma rápida e funcional, e faz a geração de protótipos interativos tal como o Axure.

http://www.surveymonkey.com/s/XKT93BV

Se sabe ou entende sobre modelação peço se estiverem disponibiliade para responderem a este Pequeno questionario sobre um estudo sobre ferramentas de modelação. Link acima descrito com a utilização do survey monkey, facilidade de resposta nada complicado.

Eu já desenhei muitos protótipos em Power Point e digo que com uma certa criatividade e conhecimento das capacidades da ferramenta se faz coisas muito interessantes, seja qual for a ferramenta. A “pecinha de trás” do monitor ainda é fundamental, e de fato não importa a ferramenta utilizada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NUX no Flickr

Participantes EBAI 2009

Carol e Guilhermo

Maria Ercília

EBAI 2009

EBAI 2009

EBAI 2009

Mais fotos

Twitter: Siga-nux

%d blogueiros gostam disto: