Núcleo de User Experience

#todomundonux no 3º EBAI

Posted on: outubro 5, 2009

Todo mundo NUX no EBAI

Todo mundo NUX no EBAI

Começamos bem o EBAI desse ano, a Try criou uma dinâmica muito interessante, todos os participantes receberam 16 fichas de uma personalidade da área (Jared Spool, Donald Norman…), o objetivo era trocar sua personalidade com outros participantes para completar o seu Try Trunfo e concorrer a livros. O pessoal realmente se entreteve com isso, todos nos sentimos na escola de novo trocando figurinhas. Muito bem produzido, parabéns Elis (@elisfer)! =D Só não sei se o networking foi sua conseqüência, pois acabamos nos fixando tanto nas fichas que às vezes até esquecíamos de nos apresentar uns aos outros, mas valeu a brincadeira. Nos divertimos muito!

Try Trunfo

Try Trunfo - Foto de Silvio Tanaka

A maratona de palestras (13 ao todo) iniciou-se com a Silvia Melo e o Fabrício Teixeira, da AgênciaClick, falando sobre o case do portal da Fiat, desde 2006 no ar, trouxeram métricas que comprovam como o planejamento web resulta em um número maior de vendas e, também, como foi o processo de concepção do conceito. O quanto foi importante ter liberdade no início do projeto, para trazer inovação ao case, e depois voltar para as premissas do projeto. E que os testes servem para aprimorar pequenas coisas e não validar a idéia.

Seguimos com a Maria Célia Furtado, da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), apresentando seu case Internet e Interatividade para a Participação Pública, sobre como estabelecer princípios e definições para projetos web que estimulem essa participação por meio da ampliação do diálogo entre Administração Pública e cidadãos.

A terceira palestra, orquestrada pela Gisele Rossi Araújo e pela Tâmara Baia, da organização OpenBossa vinculada ao Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) deu um banho de paixão e experiência. Falaram sobre pesquisas em tecnologias móveis. Expuseram como produzem seus protótipos, inclusive de hardware, para analisarem como ocorre a interação do usuário com o aparelho. Citaram as dificuldades enfrentadas em projetar para os diferentes devices. Destaque, também, para como o Scrum é inserido no processo, em especial, aos workshops criativos -que é muito próximo de uma iniciativa que estamos implantando aqui no NUX que são nossas segundas dedicadas a projetos mirabolantes =). Distribuíram um Planning Poker personalizado para quem fez perguntas, A-D-O-R-E-I-!. O paper enviado ao EBAI está disponível para download.

Open Bossa (INdT) - Planning Poker

Open Bossa (INdT) - Planning Poker

Iniciando as palestras da tarde, Ricardo Grandinetti Teixeira, da fhios falou sobre Design centrado no usuário. Gil Barros veio causando (e esclarecendo) muitas dúvidas em relação a posição do Arquiteto de Informação, cargos e o nosso papel dentro do planejamento da experiência do usuário. Muito rico e inquietante.

Para fechar o dia Andrew Hinton ratificou o que o Gil Barros já tinha semeado e seguiu na mesma linha de discussão sobre a macro e micro AI -e o caminho é mesmo esse, uma grande área cuja finalidade é a experiência do usuário que engloba a Arquitetura de Informação do dia-a-dia. Muita boa a palestra, principalmente por deixar claro que os gringos tem as mesmas dúvidas e anseios que nós, está na hora de nos valorizarmos mais… A apresentação está disponível no slideshare.

UX ou AI?

UX ou AI?

Assim encerramos o primeiro dia. Cansados, mas satisfeitíssimos com a qualidade das apresentações e o clima do evento.

 

Segundo dia…

Começamos o sábado com Alessandro Dias, do INdT de Manaus contando sua experiência sobre como provar em uma apresentação o valor do trabalho do Instituto de Pesquisa. Em seguida, Leandro Gejfinbein, da Globo.com apresentou a nova estruturação do centro de AI na empresa e o uso do Scrum – muito semelhante ao momento que vivemos aqui na Abril Digital.

Ainda pela manhã, Paola Sales veio da Itália contar como a Experientia vem trabalhando na pesquisa sobre diferenças culturais e sua influência na experiência do usuário, através de testes em protótipos em papel, muita paixão aqui também. Feliphe Lavor, da Calandra Soluções nos presenteou com a primeira palestra dessa edição que tratava TI e AI juntas, seu case era uma rede social desenvolvida para o report de horas e tarefas em um ambiente corporativo. O que particularmente nos deixou muito felizes, porque é uma vitória enorme termos pessoas de TI aliadas em prol do disseminação do conhecimento sobre UX/AI. Sem contar que esse sistema pode ser facilmente linkado com o conceito de comunicação rápida e constante difundida pelo Scrum.

A tarde começou com Frederick van Amstel, Edyd junges e Rodrigo Freese Gonzatto, do Instituto Faber Ludens, que apresentaram o projeto Conectando Conteúdos. O projeto segue a linha colaborativa – como a proposta apresentada no EBAI do ano passado pelo Fred. Dentre as idéias do projeto a mais destacada foi a de intra-etiquetas: etiquetas específicas dentro dos conteúdos. Foi legal ver os alunos do Instituto expor as pesquisas desenvolvidas lá. Só ficamos com uma dúvida sobre o que diferencia a proposta de folcsonomia apresentada do que temos hoje, pois a intra-etiqueta não valerá, também, como etiqueta? Gostaríamos de entender melhor… A apresentação já está disponível.

Quase no finalzinho, Rafael Kiso da Embraer novamente apontou para um futuro próspero com seu case que une TI e UX, no projeto da nova interface para administração de chamados de manutenção em aviões. Para fechar o dia (e o evento), Felipe Memória, hoje na HUGE, veio nos contar sua experiência no exterior e, como o Gil, sacudir nossas idéias. Excepcional!

Resumindo… Falou-se muito em:

– Mobile e os desafios enfrentados pelos diferentes devices

– Aderência ao Scrum

– Valorização do Brasil no mercado de UX, pois estamos no mesmo caminho que os gringos (Felipe Memória comprovou isso em sua palestra)

– TI incorporando UX em seus processos (ponto para nós =P)

– Tenha a dedicação e a paixão exalados em uma startup!

– AI ou UX? Precisamos de cargos? Quão importante são as documentações? E tantas outras perguntas que o tema envolvem… (ah! as perguntas… elas dão um outro post! Aguardem… =P)


Mais fotos do EBAI, por Silvio Tanaka, no http://flickr.com/nuxabril

 

Responda nossa enquete e comente, gostaríamos de saber sua opinião😉

 

 

16 Respostas to "#todomundonux no 3º EBAI"

Vou tentar explicar sua dúvida: na proposta de intra-etiquetas todas as classificações continuam sendo etiquetas comuns (o que mantém a horizontalidade da folcsonomia).

Se tenho uma marcação dentro de um dado e essa marcação for recortada, esta marcação se torna um novo dado, e pode receber etiquetas normalmente. Porém, quando este “novo dado” for visto como uma marcação dentro do dado “antigo”, as etiquetas podem ser lidas como “internas” (intra-etiquetas) do dado de onde esta foi marcada. Por isso, as Intra-etiquetas sugerem uma análise de uma relação de etiquetas entre dois dados.

Criei um post para explicar melhor o conceito, espero que ajude. Ao contrário do funcionamento, a idéia final é bem simples: permitir que o usuário classifique o dado daquela informação que realmente importa para ele.

E parabéns pelo post!

Obrigada, Rodrigo! Vou ler seu post para ver se fica mais claro! parabéns pela iniciativa!

Lindos! Amei o post, parabéns!!!😀
Queria poder baixar a do Felipe Memória, espero que fique disponível logo!

Valeu, Ta! Também espero… Me disseram que já estão todas disponíveis, mas não encontrei… Quem souber, compartilha!

Legal o post. Infelizmente não pude comparecer ao EBAI esse ano. Estive no evento ano passado e gostei bastante. Esse parece ter sido melhor ainda!

Mas venho aqui para compartilhar: esse diagrama do JJG foi comentado, e corrigido pelo próprio, na uxweek em san francisco mês passado.

Segundo ele, o diagrama dá a impressão que o “visual design” é onde todo o trabalho culmina, quando na verdade não é, é apenas a parte mais visível. O trabalho culmina, efetivamente, na experiência. Outra: o processo iterativo torna a setinha “tempo” um pouco enganosa já que ele deixa de ser linear e você pode ter coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Bom, acho que o ponto dele realmente foi tentar mostrar que esse diagrama está ficando caduco. Ele falou muito de experiência, no sentido sensorial mesmo. Cada detalhe da experiência (bom ou ruim) ativa uma emoção, uma resposta no usuário. É nosso trabalho tornar essa experiência o mais agradável (por falta de palavra melhor) possível.

Um abraço e bom trabalho!

Olá, Bernardo! Esse conceito de experiência foi muito, mas muito mesmo, discutido no EBAI esse ano, talvez até por conta dessa uxweek. E concordo com isso!

E você tem razão, o EBAI evoluiu muito, o mercado realmente amadureceu bastante nesse ano que passou (embora ainda tenha um caminho longo e árduo a percorrer)! Obrigada pelo comentário!

Ótimo post pessoal! Ótimo resumo para quem não foi e também para quem esteve lá! Adorei😉

Obrigada, Luciana! Acompanho seu trabalho desde que comecei em AI e fiquei muito feliz com seu comentário e o apoio ao blog do NUX!

Muito bom pessoal! Ótimo resumo para quem não foi e também para quem esteve lá! Adorei😉 Abs, Luciana Cattony

Um ótimo resumo.

Realmente foi um evento bastanete inspirador pelo conteúdos, pelo networking de alto nível e por tudo aquilo que ficou assimilado dentre as apresentações de grandes palestrantes.

Não é exagerado dizer que esse foi o melhor EBAI de todos.

[]’s

Obrigada! Concordo com você! Olha a expectativa para o ano que vem… =D

Parabéns, um belo resumo do que foi esse ótimo EBAI!

Só achei que a descrição da palestra do Ricardo da Fhios ficou pobre. Ele falou sobre venda de Experiência de Usuário, algo complicadíssimo nos dias atuais e que merece destaque nas discussões que seguem.

É isso aí!

Oi, Tiago! Infelizmente não pude acompanhar a palestra do Ricardo por completo… Então o que você puder contribuir para enriquecer a descrição, agradeço! =)

[…] Cobertura feita pelo pessoal do Núcleo de User Experience – Email do Dudu Loureiro para a lista de AI – Galeria de fotos Silvio Tanaka  (autor da foto do […]

[…] o que mais me chamou a atenção em cada palestra. Enquanto isso, recomendo a cobertura feita pelo Núcleo de User Experience da Editora […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NUX no Flickr

Participantes EBAI 2009

Carol e Guilhermo

Maria Ercília

EBAI 2009

EBAI 2009

EBAI 2009

Mais fotos

Twitter: Siga-nux

%d blogueiros gostam disto: