Núcleo de User Experience

Museu em casa

Posted on: outubro 28, 2009

Você trocaria uma visita ao museu para ver obras de arte deitada na sua cama!?

Com a comodidade de um simples toque do seu dedo indicador, você passaria pelas obras de Miró a Monet, espiaria um
quadro de Magritte e se deliciaria com Salvador Dalí, sem se cansar, sem ficar com as pernas dormentes e principalmente sem ter que entender o mapa do museu. Você trocaria?

IMG_0001Claro que não! Ir ao Louvre e ficar diante da Coroação de Napoleão é indescritível, caminhar pelo museu do Prado e
admirar cada detalhe do Jardim das Delicias, de Bosch, conferir a Guernica de Picasso no Reina Sofía e se perder na ala de impressionismo do D’orsay… não tem preço. E nenhuma experiência virtual subistitui ou chega perto dessa sensação.

Mas confesso que essa ideia me atraiu muito. Semana passada baixei um aplicativo para meu iPod Touch chamado Art Gallery.

Nele visualizo obras de arte como se estivesse em um museu. Meu comportamento foi igual ao da vida real. Passei mais rápido pelas obras que não me agradam e me peguei admirando por mais tempo as obras que me agradam. Com a diferença que no meu ipod posso salvar meus quadros prediletos na seção Favoritos. Isso, sim, achei sensacional!
Posso ter minha própria galeria de arte na bolsa, com os quadros que já vi, ou que desejo ver um dia. Estou no ranking geral do aplicativo com 899 obras já vistas. Eba!!

Ver a Coroação de Napoleão numa tela de 320X480 não se compara à visão real do quadro. No entanto, esse aplicativo me
apróxima dos principais mestres da pintura a cada noite. E realmente fiquei me perguntando o quanto essas novas
midias enriquecem (no sentido cultural) o nosso dia-a-dia.

IMG_0003Como uma simples paginação de imagens, pode trazer o mundo para a palma da minha mão e diminuir as distâncias do mundo real.

Fica a dica para quem gosta de arte e tecnologia!
Abraços,

4 Respostas to "Museu em casa"

Na boa? Acho o blog de vocês muito FODA, gosto pra caralho e recomendo sempre! Mas tem uma coisa que me incomoda profundamente aqui: Cadê o nome dos autores dos posts? Tenho amigos na Abril Digital e nunca sei quem é quem ao escrever os posts aqui no blog! “nuxabril” não é uma pessoa. A Abril Digital é feita de pessoas muito fodas e que tem nomes, e deixar de colocá-los aqui é tirar o valor humano que vocês possuem!

Grande abraço e sucesso! O leitor “paga pau” aqui aguarda ansiosamente feedback de vocês assim que conseguirem colocar o nome dos autores em cada um dos artigos!

#prontofalei : )

Olá Henrique,

Legal seu comentário! Engraçado que não tínhamos visto por esse ponto. Tudo começou quando logo no início percebemos que a página mais visitada do blog era o About me. A intenção era que o blog fosse conhecido primeiramente pelo conteúdo de qualidade e não pela popularidade das pessoas que aqui escrevem. Não queríamos gerar esse ruído, pois temos bastante forte a idéia de time e de NUX como um todo.

Mas o seu pedido não deixa de ser resultado de um trabalho de conteúdo bom, o que nos orgulha, e por essse motivo ele será brevemente atendido! Aguarde no próximo post as correções necessárias =)

Pra matar a Curiosidade:

* Museu em casa (Priscila Loschiavo)
* #todomundonux no 3º EBAI (Beatriz Palmeiro)
* O que um arquiteto de informação faz (e o que não faz) (Tássia Spinelli)
* Esboçando Idéias (Lucas Sant’anna)
* Benchmark + Analytics + Wireframe = Design Pattern (Silvio tanaka)
* Checklist para formulários online (Karen Fornari)
* Protótipos de papel + Scrum (Silvio tanaka)
* Qual melhor ferramenta? Axure, Visio, Omnigraffle, Papel… (Silvio tanaka)
* Contos da Abril Digital: Personas (Tássia Spinelli)
* NUX na Abril Digital – Núcleo de User Experience (Tássia Spinelli)

Olha, eu não trocaria um pelo outro, mas… posso ficar com os dois?..rs

O legal de ter um app destes no iPhone/iPod é que mesmo depois de ter ido a uma exposição você pode ver no seu tempo detalhes da obra. Ou então ver antes, assim você já sabe do que se trata e vai para o museu com um conhecimento prévio das obras em questão.

Fico com os dois, ao vivo e no bolso!🙂

Marquito,

Claro que pode ficar com os dois. Na verdade DEVE. A única coisa que acho que falta neste app é dizer em que museu a obra se encontra, isso seria bem bacana, para as pessoas programarem suas visitas ao vivo.

Beijos Pri (sds)

Deixe uma resposta

NUX no Flickr

Participantes EBAI 2009

Carol e Guilhermo

Maria Ercília

EBAI 2009

EBAI 2009

EBAI 2009

Mais fotos

Twitter: Siga-nux

