Núcleo de User Experience

Huum… E o que faz um Arquiteto de Informação?! =S

Posted on: fevereiro 22, 2010

No dia 29 de janeiro, o NUX lançou a pergunta: E o que os campuseiros sabem sobre Arquitetura de Informação ? Aproveitando o clima tecnológico da semana da Campus Party, o Nux quis saber quão conhecida está nossa área (AI, UX e afins) entre o pessoal de tecnologia (muitos deles desenvolvedores web, inclusive…).

Um pouco sobre quem respondeu a pesquisa

Perfil dos participantes

Perfil dos participantes

Infográfico de Silas Augusto


Sobre usabilidade

Apenas 6,67% não soube responder o que é usabilidade. Com o restante houve quase um consenso quanto ao o que é isso afinal… Em quase todas as definições enviadas lemos: facilidade de uso de uma interface (física ou não) e uma forma de melhorar a produtividade.

No longínquo 2005, a Amyris Fernandez (especialista em usabilidade) fez uma abordagem bem legal sobre o tema no WebInsider. Apesar de antigo, o conteúdo ainda é muito relevante. A Wikipédia também reúne um conteúdo interessante, citando a famosa ISO 9241-11: “pela definição da International Organization for Standardization, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico”.

Mas, a grande questão é: fica a cargo de quem aplicar a usabilidade nos projetos? E é nesse quesito que as opiniões divergem…

O que o pessoal respondeu

Respostas dos participantes

Respostas dos participantes

Infográfico de Silas Augusto

Centrado no usuário. Esse foi o mais próximo que chegamos…

Concluímos então que o problema está em ligar a teoria a prática. Ok! Sabe-se o que é usabilidade, mas e aí? Quem faz isso acontecer? Como faz isso?

Primeiro, algumas respostas básicas:
Não, não somos designers
Não, não somos nós que definimos cor, tamanho e tipo da letra
Não somos nós que criamos um ícone XYZ
Não, não somos um ‘webmaster’ (o famigerado ser mitológico que fazia TUDO nos primórdios da web)
Não temos que saber minúcias da implementação de infraestrutura e relacionados
Também não precisamos codificar

Sim, somos nós que planejamos a navegação, a hierarquia da informação, rótulos, design patterns
Nós que vamos a campo conhecer o usuário, seus hábitos, seus anseios…
Também representamos aquela vozinha inconsciente que, de tempos em tempos, fazem as pessoas envolvidas nos projetos lembrarem que láááááááá no final vai ter uma pessoa (sim, parece estranho, mas é a realidade, meu caro) usando isso que estão desenvolvendo agora.

E o mais importante… Não, não estamos competindo com ninguém! Cada um tem seu papel no processo criativo, cada um tem seu momento. O nosso é facilitar o diálogo, permitir a comunicação, envolver desenvolvimento e criação desde o início com seus inputs sempre ricos. Criar o melhor produto, revolucionar…

Para nossos amigos tecnólogos, uma boa definição de um Arquiteto de Informação seria: um analista de sistemas que vê o mundo com olhos de designer, que levanta os requisitos do sistema do ponto de vista do usuário e não da tecnologia disponível. Não se pensa uma solução porque ela é mais fácil de implantar, porque é a mais barata, por que está na moda ou é a mais bonita, mas porque é a que gera melhor experiência para o usuário.

Na definição da Wikipédia temos algo semelhante a isso:

…Não por acaso, a Arquitetura de Informações guarda muitas semelhanças com aquela sua ancestral (Arquitetura tradicional). A principal delas é a característica de ser centrada no ser humano: como a informação só pode existir em “comunidades de sentido”, a Arquitetura de Informações trata primeiramente de pessoas, buscando assegurar-lhes conforto e, somente depois, de tecnologia.

Bom, é isso… Esperamos ter elucidado um pouco essa questão! E você o que acha?

Abs!

Outros posts sobre o papel do AI

9 Respostas to "Huum… E o que faz um Arquiteto de Informação?! =S"

Bia,

Adorei o post. Parabéns!!! Vou até tuitar🙂

PS: Ainda sou da opnião que este post foi escrito por alguém que tem um nome e não se chama “nuxabril”.

É sempre bom poder responder pra alguém com um nome. Né!!

Beijos grande!!!

Valeu, Pri! Gostei de escrever… É um tema rico e que precisa estar em constante discussão.

Sou nuxabril de coração mesmo tendo um nome, você sabe disso!

Beijos e obrigada pelo carinho

Mto bom Bia. Gostei mto da comparação com analista de sistemas, acho q é por aí🙂

Valeu, Ta! Não tem como separar sistema da experiência de uso, então esse é um caminho bem plausível!

Boa Bia!!

As vezes penso que esse assunto de “o que é e o que faz um AI” é meio repetitivo, pois sempre vemos em vários sites e blogs algo do tipo, contudo acho que como ainda estamos no início da profissão vale saturar mesmo, até as pessoas terem isso por completo na cabeça, inclusive nós mesmos (os AIs).

Sem, falar que ficou bem legal o jeito que mostra e fala da AI aqui neste post. Mostrando dados, números e citações, como uma verdadeira arquitetura deve fazer.

Belo post! =)

É isso Marquito! Sempre leio coisas desse tipo, mas a questão sempre permanece, inclusive para nós AIs como você disse.

Fico feliz que tenha gostado! =)

Bjs!

Ei, muito bacana! Achei ótimo botar a pergunta pros nerds.🙂

Hehe =P

Mesmo o pessoal que está de alguma forma envolvido com internet fazia cara de conteúdo quando dizíamos que somos Arquiteto de Informação…

Foi engraçado e valeu a experiência!
Abs! =)

Muito bom post Bia. As empresas estão começando a se preocupar cada vez mais e começam a ter idéia da importância da AI e UX em seus projetos.

Valeu também o caráter informativo da pesquisa. Como estamos carentes de mulheres no setor heim? Mulheres, onde vocês estão? Precisamos de vocês!!! rs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NUX no Flickr

Participantes EBAI 2009

Carol e Guilhermo

Maria Ercília

EBAI 2009

EBAI 2009

EBAI 2009

Mais fotos

Twitter: Siga-nux

%d blogueiros gostam disto: