Núcleo de User Experience

Design de Formulários

Posted on: março 7, 2010

Diariamente me deparo com o desafio de elaborar formulários que sejam fáceis de entender o seu preenchimento e que atendam as inúmeras necessidades de negócio que me são apresentadas.

Por que é tão importante pensar em design de formulários? Aqui vou citar Luke Wroblewski em seu livro Web Form Design Web form design Book nele o autor diz, “Só o fato das pessoas não gostarem de preencher formulários deveria ser motivo suficente para que nos preocupássemos.” Quantas vezes nos deparamos com eles e quase desistimos de terminar um processo? A questão é que, dependendo do caso,o usuário só os preenche quando não tem nenhuma outra alternativa para completar a tarefa ou quando percebe que a vantagem é maior do que o esforço.

Mas continuando, Luke nos lembra que para realizarmos grande parte das interações online, seja com outras pessoas que interagem conosco em redes sociais, para fazermos compras ou utilizarmos algum tipo de aplicativo baseado na web, lá estão os tão indesejáveis formulários. Enfim, chega a ser inevitável não falarmos sobre eles.

Fato é que as regras de negócio podem e muitas vezes influenciam as decisões de interação e geralmente não o contrário. As vontades do usuário e o seu cognitivo não são levados em conta. No livro, pede para que pensemos seriamente sobre como planejar a experiência dos usuários, através de seu engajamento gradual, com uma solução cuidadosamente planejada.

Vejo pela web diversos IU Patterns para cada tipo de campo, boas práticas disso e daquilo, JQuery , pipocam “soluções” para nos ajudar a elaborar uma interação mais atraente, mas se fosse apenas copiar e colar, não seria tão importante avaliarmos o seu impacto sobre a experiência dos usuários no seu dia-a-dia.

Seu livro não é apenas mais um Guia de Boas Práticas, ele nos lembra que o engajamento dos usuários depende do controle que mantemos sobre experiência nos suportes que desenhamos para seu uso e sua leitura é fundamental para nos ajudar a ampliar este entendimento. Fica aqui a dica!

3 Respostas to "Design de Formulários"

Isso é o que pega!
Sempre me preocupo com o desenvolvimento de um formulário amigável, mas nem sempre conseguimos mostrar isso num wireframe. Dependendo da urgência do job, que muitas vezes é pra ontém a responsabilidade acaba passando para o designer e olhe lá.

Acho que para se conseguir uma boa usabilidade em um formulário, exige-se que três partes estejam muito bem integradas: AI, Design e Programação. Acredito que não há formulário perfeito sem o envolvimento dessas três áreas.

Na maioria dos casos vemos formulários amigáveis em sites gringos. (Yahoo, Twitter, etc). Será pq eles tem tempo? Pq o cliente valoriza a importância? Pq é outra cultura?

Sem contar que dependendo do projeto, o formulário se torna secundário (como se não tivesse muita importância) e no fim “joga na mão do programador que ele resolve, é só campo”.

Eu acho que formulário é importante e toma um tempo danado, quando não mais tempo do que uma interface de um portal. Criar formulários tb exige estudo, verificar se ele é acessível e ainda se preocupar com o visual dele: Campos mais espaços, colorir no “On Focus”, etc, etc…

O form tb faz parte da identidade e da sensação de segurança que o usuário tem em preenchê-lo, não é?

Imagine só a criação de um gerenciador de conteúdo, ou de um software de cadastro que é composto basicamente de formulários. Parece fácil, mas até criaram um livro para explicar isso!😉

Oi, Marquito! Nada pode ser mais verdade que isso: AI, Design e Programação precisam estar muito bem integradas. Digo isso todos os dias de minha vida… rs

E talvez os formulários gringos sejam amigáveis porque se planejou qual o seu objetivo, sinto falta disso… Pensar porque solicitar determinada informação e como faze-lo. Enfim…

Valeu! =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

NUX no Flickr

Participantes EBAI 2009

Carol e Guilhermo

Maria Ercília

EBAI 2009

EBAI 2009

EBAI 2009

Mais fotos

Twitter: Siga-nux

%d blogueiros gostam disto: